RECEITA DE SAUDE

MANJERICÃO 





(PROVE O PASTEL MARGUERITA COM  MUZZARELA E MANJERICÃO DIRETO DA NOSSA HORTA)

O poder nutritivo e medicinal do manjericão é notável, dada sua quantidade de vitaminas, minerais, e fito nutrientes. É conhecida desde os tempos antigos, quando era usada pelos gregos como símbolo de paz, harmonia e felicidade. Primo do funcho, do cominho e da erva-doce, contém químicos naturais, como o sabineno eugenol, cimeno, linalol, acetato de linalilo, e terpineol, compostos conhecidos por suas propriedades anti-inflamatórias e anti-bacterianas.
O manjericão possui níveis impressionantes de Vitamina C (ácido ascórbico). Por cada 100 gramas, fornece 51,4 mcg ou 86% da DDR, a Dieta Diária Recomendada. O Ácido Ascórbico é um dos melhores antioxidantes naturais para o combate aos radicais livres, também reforça o Sistema Imune, é anti viral e acelera a cicatrização de feridas.
Esta erva também impressiona a Comunidade Científica por sua quantidade excepcionalmente alta de Vitamina A, luteína, betacaroteno, criptoxantina e de xanthins. Estes 3 últimos, quando juntos, formam um dos trios mais potentes contra o envelhecimentoda pele, e contra doenças que possam atacar a pele.
Conhecida como antioxidante, e Vitamina A também é necessária para a manutenção de umavisão saudável, sendo ainda essencial para manter a saúde das membranas mucosas. Vegetais que conjugam Vitamina A e betacaroteno, como o manjericão, são conhecidos pela proteção que dão ao pulmão e à cavidade oral contra o câncer.
Esta erva é uma das melhores fontes de Vitamina K, que por sua vez é dedicada à construção da massa óssea e à manutenção da saúde da pele. Estudos científicos estabeleceram que limita os danos neuronais no cérebro, fazendo com que a Vitamina K seja relevante no tratamento da Doença de Alzheimer.
Poder-nutritivo-e-medicinal-do-manjericão3.jpg
O manjericão com seu sabor levemente adocicado e picante, também nutre o corpo humano como manganês, zinco, ferro, cálcio, potássio, cobre, fibras, folatos, riboflavina, e tiamina. Para beneficiar-se de tantas propriedades pode-se usar esta erva diariamente como tempero. O detalhe é que deve ser adicionada no último instante de preparo, já que a cozedura destrói a maioria de suas propriedades naturais.
Para tratar dores musculares ou provocadas pela artrite, e também a flatulência, recomenda-se um chá morno de manjericão. Para a artrite reumatoide ou artrose, em especial, pode-se massagear a área a ser tratada com o seu óleo essencial.
Este óleo também pode ser usado no tratamento de infecções intestinais, para reduzir dores provocadas pelo período menstrual, ou para aliviar náuseas.

O Bacalhau é rico em vitaminas e sais minerais indispensáveis para uma alimentação saudável. 

O pescado possui baixo teor de gordura e é rico em proteínas de elevado valor biológico. Contém altos teores de vitaminas A, E, B6 e B12, sódio,cálcio, fósforo, magnésio e de Ômega 3. Abaixo você confere algumas das principais substâncias encontradas no Bacalhau e seus respectivos benefícios para a saúde:
Ácidos graxos do Ômega 3 (ácido alfa-linolênico, ácido eicosapentaenóico e o ácido docosahexanóico): este elemento possui um forte efeito protetor para a saúde do coração e importante função no desenvolvimento de cérebro.
Ômega 3: melhora a concentração, a memória, as habilidades motoras, aumenta a motivação, diminui os triglicérides, diminui a pressão sanguínea, previne o batimento cardíaco irregular, aumenta a fluidez do sangue e ainda neutraliza o stress.
Vitamina A: tem ação protetora sobre a visão, pele e mucosas.
Vitamina E: melhora a oxigenação celular, ajuda nas dores menstruais, aumenta a energia muscular e é essencial em processos de cura.
Vitamina B12: age sobre os glóbulos vermelhos, células nervosas, equilíbrio hormonal, na beleza da pele e também ajuda o sistema de imunização do corpo e no controle dos níveis de glicose no sangue.
Cálcio: necessário para a contração dos músculos, contração e expansão das artérias, secreção de hormônios e enzimas e envio de mensagens, através do sistema nervoso.
Magnésio: ajuda na contração muscular e metabolismo energético.
Sódio: importante eletrólito para a transmissão nervosa, contração muscular e equilíbrio de fluidos no organismo.
Fósforo: que possui papel muito importante na formação de ossos e de dentes, intervindo também nas reações químicas em que se libera energia.



Filé-mignon com pinhão sauté


Ingredientes 

. 2 medalhões de filé-mignon (150 g cada um)
. Sal e pimenta a gosto
. 2 colheres (sopa) de azeite
. 1 colher (sopa) de manteiga
. 1 1/2 xícara (chá) de pinhão cozido e sem casca
. Sal e pimenta-calabresa em flocos a gosto
. 1 colher (sopa) de salsa picada 

Modo de preparo

Tempere a carne com o sal e a pimenta. Aqueça uma grelha e junte o azeite. Coloque os filés e doure-os dos dois lados. Reserve.
Numa panela, esquente a manteiga e acrescente o pinhão, o sal e a pimenta. Misture bem e, quando estiver quente, polvilhe a salsa picada. Sirva com os medalhões. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário